Tutoriais e FAQ

Home > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como é o Processo de Avaliação de Candidatos do Sistema de Implante?

A Equipe em um Centro de Implante fará uma cuidadosa avaliação para determinar se você ou seu filho/a é um candidato adequado para um implante NUCLEUS®. O processo de avaliação poderá ser suspenso em qualquer momento se você, seu filho/a ou a equipe de implante considerarem que não é conveniente continuar.

O Que Acontece Durante a Cirurgia?

A primeira coisa que o paciente deve compreender é o componente interno do Sistema. O componente interno do implante é composto pelo o receptor e pelo feixe de eletrodos, os quais são totalmente implantados durante a cirurgia. Geralmente a cirurgia demora entre 2 e 3 horas e é feita sob anestesia geral.

Quando Tempo Demora a Recuperação?

Em geral, a cicatrização da incisão demora entre 3 e 5 semanas depois da cirurgia. Contudo, a maioria dos pacientes que recebem um implante se sente bem durante esse período e pode recomeçar suas atividades normais.

Em Que Consiste a Ativação do Sistema de Implante?

Quando a incisão estiver cicatrizada, o paciente volta para a clínica para os primeiros ajustes dos componentes do implante: o processador de fala retroauricular e/ou o processador de caixinha. Isto é comumente chamado de “primeira estimulação” ou de “ativação”. Antes dessa sessão, o paciente não poderá ouvir com o implante.

O audiologista usa um computador equipado com um software especial para programar o processador de fala que ajusta os níveis de estímulo adequados para cada eletrodo. A ativação e demais programações serão sempre realizadas no Centro em que o paciente fez o implante.

Seu audiologista trabalhará com você para desenvolver um programa de acompanhamento para a “sintonia fina” do seu processador de fala. As repetições dos ajustes são necessárias, pois leva um tempo para o nervo auditivo se adapte aos sinais dos eletrodos e para o cérebro interpretar estes novos sinais. Normalmente, com o tempo, o número de ajustes necessários para programar o processador de fala diminui. Em geral, os pacientes já com experiência visitam seu audiologista uma vez ao ano.

Quais são as Limitações dos Implantes Cocleares?

Os Implantes Cocleares são sistemas eletrônicos feitos pelo homem que tentam substituir um dos complexos sentidos do ser humano; é por isso que existem limitações inerentes. Você deve entender que:

  • Os implantes cocleares não podem ajudar a todas as pessoas com deficiência severa a profunda ou profunda da audição. Assim, os candidatos são selecionados com extremo cuidado.
  • Existem vários fatores que podem afetar os benefícios que uma pessoa pode obter de um implante.
  • Apenas o uso do implante não pode garantir benefícios satisfatórios. Para obter um ótimo benefício, o usuário do implante deve aprender como usar a nova informação sonora. O processo exige o uso contínuo e permanente do sistema para obter experiência auditiva. Assim mesmo, as crianças necessitam de reabilitação e/ou programas educacionais adequados.
  • O implante coclear não restabelece a audição normal, ou seja, o som não é exatamente igual ao natural.
Quais são os Riscos?

Da mesma forma que você deve conhecer os possíveis riscos, são poucos os problemas significativos que têm sido relatados em crianças ou adultos que recebem um sistema Implante Cochlear™. É muito importante que você consulte seu médico a respeito dos riscos cirúrgicos pessoais.

Em geral, o procedimento cirúrgico não é considerado perigoso nem doloroso. Os riscos são os mesmos básicos associados com qualquer procedimento cirúrgico que exige anestesia geral.

Existem uns poucos riscos potenciais relacionados a uma intervenção cirúrgica na área do ouvido interno. Estes riscos incluem inflamação, hemorragia, dormência ou rigidez em volta do ouvido, lesão ou estimulação do nervo facial, alteração do paladar, tontura, aumento do zumbido, dor no pescoço e, perda de líquido perilinfático, o que poderá conduzir a meningite.

Alguns pacientes podem sentir um breve período de tontura depois do implante.

O implante do aparelho leva a uma perda total da audição remanescente no ouvido onde é colocado.

A presença de qualquer corpo estranho debaixo da pele pode representar um risco de irritação, inflamação ou descamação da pele na área em torno do componente interno e/ou extrusão do aparelho. Essas complicações poderão exigir tratamento médico adicional, nova cirurgia ou a remoção do componente implantado.

O componente poderá eventualmente ser danificado, mas está desenhado para ser robusto e durar a vida toda.

As Crianças Enfrentam Riscos Cirúrgicos Especiais?

As crianças não enfrentam mais riscos na cirurgia de implante do que os adultos². Você deve saber que a cóclea de uma criança é do mesmo tamanho que uma cóclea adulta, assim a colocação do implante não traz problemas especiais. Além disso, o receptor/estimulador do implante coclear NUCLEUS®, colocado cirurgicamente debaixo da pele atrás da orelha, foi desenhado especialmente para crianças.

As características especiais são:                                       

Estojo resistente de titânio, que confere ao implante coclear a durabilidade necessária para as pessoas que têm uma vida ativa, especialmente as crianças.

Receptor fino, coberto com silicone bio-compatível flexível, esta forma requer a menor quantidade de brocamento cirúrgico que qualquer outro implante e tem a flexibilidade para se moldar a uma cabeça pequena.

Feixe longo de eletrodos para se adaptar ao crescimento do crânio de uma criança.

²Cohen N, Hussman R. “Complications of Cochlear Implants Surgery in Adults and Children” (Complicações dos Implantes Cochlear na cirurgia em adultos e crianças). Ann Otol Rhinol Laryngol 100:1991,708-714.

Será Necessário Trocar Alguma Vez os Componentes do Implante?

Os componentes internos do sistema de implante coclear Nucleus® são desenhados para durar a vida toda, embora exista algum risco de falha, como acontece com qualquer aparelho feito pelo homem. A experiência com mais de 76.000 usuários do sistema Nucleus® 22, Nucleus® 24 e Nucleus® Freedom no mundo mostra que as falhas são sumamente raras na unidade interna. Não há necessidade de cuidados especiais ao levar um estilo de vida ativo. Danos importantes podem ser reduzidos usando proteção sobre o local do implante contra golpes ou batidas na cabeça. Qualquer falha é indesejável, mas todos os pacientes que experienciaram falha da unidade interna receberam um novo implante com sucesso.

Se ocorrer um mau funcionamento do processador de fala, um teste simples permite ao usuário avaliar rapidamente o problema. Quando for necessário, o Centro de Implante pode oferecer ajuda. Ás vezes a substituição de alguns componentes, por exemplo, fios ou microfone, solucionam o problema. Caso o usuário do implante não puder solucionar o problema, procure a assistência técnica para concertos ou substituição, que poderão estar cobertos com a garantia.

O Implante Está Coberto com Alguma Garantia?

A Cochlear™ fornece uma extensa garantia assim como apoio de serviço. A unidade interna do implante coclear tem garantia dez anos e o processador de fala tem garantia de três anos. Cabo, antena e íma tem um ano de garantia. Demais acessórios consultar tabela de tempo de garantia.

Para mais informações entre em contato com a POLITEC: (11) 4195-6001

Qual a Manutenção e Custos de Rotina que são Necessários?

A manutenção de rotina inclui a conservação dos componentes externos do sistema Nucleus® limpos e livres de umidade (desumidificação) e o uso cuidadoso para evitar danos. A Equipe do Implante ensinará ao usuário do implante e também a sua família e/ou amigos como usar o aparelho corretamente e fazer a conservação de rotina.

O carregador de baterias que acompanha o sistema permite o uso de pilhas recarregáveis. De maneira geral, as pilhas recarregáveis não duram tanto tempo, porém apresentam menor custo.

O microfone, o transmissor e os fios também devem ser substituídos periodicamente.

Para mais informações entre em contato com a POLITEC: (11) 3052-1002

De que forma o implante coclear pode mudar minha vida?

Embora o implante coclear represente um mundo de novas oportunidades, é importante lembrar que cada pessoa é diferente, e que os resultados variam de uma pessoa para outra.

O potencial auditivo individual varia conforme uma série de fatores, entre os quais: 

Duração da perda auditiva;

Grau da perda auditiva;

Estado da cóclea;

Outras condições. 

Os usuários do implante Nucleus dispõem de uma variedade de opões de programação e uso que lhes permitem adaptarem-se a diversos ambientes e situações na vida cotidiana.

Muitos deles nos comunicaram os benefícios, incluindo a habilidade de:

Conseguir um nível de fala e habilidades relacionadas à linguagem em nível equivalente ao de outras crianças da mesma idade.

Comunicar-se com novas pessoas, graças à maior facilidade de entender a fala.

Interagir plenamente com professores, colegas da escola ou do trabalho.

Que qualidade de audição têm alcançado outras pessoas depois de receber um implante coclear?

Quando a Cochlear™ introduziu inicialmente os Sistemas de Implante Coclear , as perguntas mais freqüentes eram:

“Os implantes funcionam?”

“O usuário pode ouvir de verdade?”

Depois de vários anos, milhares de usuários de implantes referem como pode ser agradável ouvir sons, tais como a fala de um bebê e o barulho das folhas. Eles se sentem mais seguros por serem capazes de detectar o som de uma sirene e o assobio de um alarme contra fogo. A sua vida é mais fácil a partir do momento que reconhecem o apito do forno microondas e o zumbido da secadora de roupa. Eles definitivamente escutam.

É possível ter um implante coclear e usar um aparelho auditivo simultaneamente?

Sim. Muita gente que tem audição residual no ouvido sem implante está satisfeito com o uso de aparelhos auditivos e implante. Essa combinação pode ser útil em ambientes muito barulhentos ou para localizar sons específicos.

Qual a opinião dos adultos implantados sobre o seu desenvolvimento nas situações do cotidiano?

O implante Nucleus® determina o curso do desenvolvimento da indústria dos implantes cocleares. Em estudos clínicos em adultos com surdez pós-lingual, 90% dos participantes informaram uma melhora da sua capacidade de comunicação ao usarem o implante, sem necessidade de ler os lábios. Muitos dos participantes informaram uma capacidade de comunicação mais efetiva durante um jantar, viajando de carro com sua família e ao pedirem a comida no restaurante.

Em termos de satisfação geral, a maioria dos participantes considera que a qualidade de suas vidas melhorou com o Implante Coclear.

Como é a Conversa dos Adultos Implantado num Ambiente de Silêncio? E no Meio do Ruído? Pelo Telefone?

Embora nenhum Implante Coclear tenha a capacidade de restaurar a audição normal, os ensaios clínicos em adultos usuários do implante, mostram haver uma melhora importante no reconhecimento de palavras e frases tanto no silêncio como no ruído, comparando-se à sua capacidade com aparelhos auditivos. Aproximadamente mais da metade dos usuários conseguem realizar uma conversação ao telefone. 

 Devemos, contudo, considerar que o desenvolvimento com um implante mostra melhoras com o tempo de uso.

Qual é a melhora das crianças implantadas depois dos primeiros 6 meses de uso do sistema?

As crianças participantes no estudo clínico do Implante Coclear também mostraram avanços importantes no reconhecimento de sons e na compreensão da fala, segundo a informação que deram seus pais. Entre 06 e 12 meses de uso, a maioria das crianças respondeu a seus nomes no silêncio e reconheceram espontaneamente sons comuns em sala de aula.

Aproximadamente a metade das crianças também respondeu a seus nomes em ambiente ruidoso. No que se refere às habilidades de percepção de fala, mais de um terço das crianças apresentou uma melhora importante nas provas de reconhecimento de palavras.

Experiências anteriores com crianças mostraram que a maioria das crianças com implante coclear continua a melhorar durante anos após o implante; assim, podemos dizer que os resultados obtidos após seis meses de uso do implante são entusiasmantes.

É possível prever o benefício que um usuário de implante pode alcançar?

Atualmente, ninguém pode prever o nível de benefício que um adulto ou uma criança alcançará com um Implante Coclear. Entretanto há vários fatores que contribuem de maneira significativa para um bom resultado.

Memória Auditiva

Os adultos e as crianças com alguma experiência auditiva, e com um período de surdez curto, poderão aprender a usar a informação sonora fornecida pelo implante mais rapidamente do que as pessoas que têm uma perda profunda da audição desde o nascimento ou que perderam a audição muito cedo na vida.

As pesquisas demonstram que algumas crianças com perda profunda e precoce da audição alcançam um benefício significativo com o sistema, desde que implantadas bem cedo². Em geral, estas crianças foram inscritas em programas educacionais de reabilitação que insistem no uso da audição para a comunicação e a aprendizagem. Seus familiares também participam intensamente dessas sessões que dão muita importância à audição.

Estado da Cóclea

As pessoas que possuem um maior número de fibras auditivas funcionais obtêm maior benefício com o implante coclear. Embora hoje em dia, ainda não haja provas do número ou lugar das fibras remanescentes, os exames de imagens podem verificar se a estrutura da cóclea poderá acomodar o feixe de eletrodos do implante.

Motivação e Dedicação

A Motivação e Dedicação do usuário e de seus familiares e amigos é importante. A dedicação inclui o uso permanente do Sistema de Implante, o compromisso de comparecer aos retornos e, para as crianças, o uso de estratégias de reabilitação educacionais para desenvolver habilidades auditivas em situações da vida diária.

Programas Educacionais e/ou de Reabilitação

Os terapeutas, os educadores, os familiares e o audiologista devem fornecer modelos e materiais auditivos adequados ao desenvolvimento das habilidades auditivas. Os núcleos educacionais que se preocupam com desenvolvimento de habilidades auditivas terão um efeito positivo na evolução da fala e a linguagem das crianças. Muitos adultos que ficaram surdos após aprenderem a falar, possivelmente não necessitarão de reabilitação formal para usarem o sistema com êxito.

² Cohen NI, Walzman SB.”Cochlear Imports in Infants and Young children” (Implantes cochleares em lactentes e crianças). Seminários da audição- 17,2: Maio 1996. 215-222

É Possível Usar O Implante Durante as Atividades Esportivas?

O sistema NUCLEUS® pode ser usado durante a maioria das atividades esportivas. O desenvolvimento do processador de fala retroauricular adicionou uma nova liberdade aos usuários de implantes que têm uma vida ativa. A liberdade por ter menos fios e por ser mais leve é muito atraente para muitas crianças e adultos usuários de implantes cocleares.

Os componentes externos do sistema devem ser protegidos contra quebra, umidade e calor excessivo. A Cochlear oferece uma capa adicional especial para proteger seu processador de fala Sprint durante os esportes ativos. Para os esportes aquáticos e as atividades que geram altos níveis de eletricidade estática, como por exemplo saltar de trampolins e escorregar em escorregadores de plástico, é necessário tirar a unidade externa (processador).

O componente interno do sistema NUCLEUS® está protegido por um forte estojo de titânio, mas, de qualquer forma, o local do receptor deve ser protegido contra pancadas e golpes diretos. Ainda que não haja necessidade de precauções especiais, ao participar de atividades como ciclismo, patinação e futebol é recomendado o uso de capacetes de proteção da cabeça, próprios de cada esporte. Os jogadores de futebol devem evitar cabecear a bola. Mergulho esportivo não danifica a unidade interna do implante.

Quem me Ajudará se Houver um Problema?

Na Cochlear temos o compromisso de sermos seus Parceiros da Audição para toda a vida. Por mais de 25 anos fabricando e fornecendo serviços aos usuários de Implante Coclear. Ganhamos uma excelente reputação a nível mundial, fornecendo um elevado nível de serviço a nossos usuários de implantes e suas famílias. Em caso de problemas entre em contato com a POLITEC, onde você encontrará tudo que necessita.

Que Outros Serviços Estão Incluídos na Reabilitação de Adultos e Crianças com Surdez Pós-Lingual?

A maioria dos adultos com surdez pós-lingual só necessita de um mínimo de capacitação formal de reabilitação. Antes de receber seu Implante Coclear , a equipe de implante discutirá vários assuntos com você. Eles insistirão sobre a importância de usar o aparelho durante o dia todo e o advertirão sobre expectativas irreais. Eles o aconselharão a voltar regularmente ao centro para exames e ajustes.

Todas as crianças com Implante Coclear necessitam de reabilitação auditiva. Um amplo programa educacional e de reabilitação melhorarão o benefício da criança com o implante NUCLEUS® . O programa deverá estimular o interesse em escutar e falar e deverá integrar essas habilidades em todas as atividades diárias. Isto exige que terapeutas, professores e familiares trabalhem conjuntamente para incrementar as habilidades introduzidas durante a terapia. Com esse tipo de cooperação, a criança poderá ter um grande sucesso com o implante.

Qual Programa Terapêutico/Educacional é o Mais Adequado para As Crianças ?

O programa terapêutico/escolar/educacional mais eficaz será aquele que focalize o desenvolvimento das habilidades auditivos do seu filho(a) através do implante para a comunicação e o aprendizado verbal. Possivelmente existam diversas opções de reabilitação/educacional auditivo-verbal, auditivo oral e total. Em circunstâncias ideais, o programa educacional/escolar que você escolher deverá ter um membro da equipe de implante trabalhando nele e ajudando os professores e outros especialistas em reabilitação.

Devo Obter o Implante Agora?

seu filho estiverem privados de som, maiores serão as possibilidades de êxito. Nas crianças, a demora da implantação do aparelho poderá significar que ela perca um importante período da vida, quando o cérebro é mais receptivo à aprendizagem lingüística. As pesquisas também revelam que o estímulo elétrico do implante coclear pode reduzir o grau de deterioração do nervo auditivo, e do córtex auditivo, que acontece quando o sistema sensorial não é estimulado¹.

O Sistema de Implante Coclear Nucleus® é uma opção médica que poderá ajudar a pessoa a se comunicar melhor, interagir com outras pessoas e aproveitar oportunidades educacionais, laborais, e sociais que, de outra forma, poderiam se perder. O usuário do Sistema de Implante Nucleus® poderá experimentar os benefícios do implante agora, e desfrutar os avanços tecnológicos sempre que eles acontecerem.

Os Médicos Especializados e os Centros de Implante Coclear são uma fonte de mais informações para você e sua família. Os profissionais altamente capacitados têm conhecimentos práticos dos benefícios e limitações dos Implantes Cocleares.

Se você está interessado em saber mais sobre os implantes cocleares ou localizar um Centro de Implante perto de você, comunique-se com à POLITEC pelo e-mail implante.cochlear@politecsaude.com.br ou por carta no endereço: Rua Sampaio Viana, 277 - 2º andar - Paraíso - 04004-000.

A Cochlear™ Continuará a Melhorar a Tecnologia de Implantes Cocleares?

A Cochlear™ investe anualmente mais de 15% de sua renda em pesquisa e desenvolvimento, colocando em prática os avanços quando eles mostram seus benefícios. As pesquisas atuais continuam a focalizar o desempenho do sistema, especialmente no desenvolvimento de software e estratégias de codificação de fala.

A Cochlear™ tem-se comprometido em fornecer múltiplas estratégias de codificação, desenvolvidas no contexto das estratégias de codificação de fala já existentes SPEAK, CIS, ACE ™ e HI-ACE TM . As estratégias de codificação de fala patenteadas pela Cochlear™ aproveitam à potência, a seleção dinâmica dos 22 eletrodos e o uso inteligente da velocidade de estimulação para alcançar maior eficiência e melhor desempenho

A Cochlear™ continuará a colaborar junto às universidades e clínicas de investigação em todo o mundo, a fim de fornecer produtos interessantes que ofereçam benefícios adicionais aos usuários, somando pontos à liderança tecnológica da Cochlear™ .

A expectativa é de que, à medida que a tecnologia melhorar, a indústria dos implantes cocleares terá novas e importantes conquistas. Esperamos poder produzir avanços nas estratégias de codificação, apreciação musical e, inclusive, o desenvolvimento de um aparelho totalmente implantável.

Qual é o Compromisso da Cochlear™ para com os Implantados?

A Cochlear™ investe anualmente mais de 15% de sua renda em pesquisa e desenvolvimento, colocando em prática os avanços quando eles mostram seus benefícios. As pesquisas atuais continuam a focalizar o desempenho do sistema, especialmente no desenvolvimento de software e estratégias de codificação de fala.

A Cochlear™ tem-se comprometido em fornecer múltiplas estratégias de codificação, desenvolvidas no contexto das estratégias de codificação de fala já existentes SPEAK, CIS, ACE ™ e HI-ACE TM . As estratégias de codificação de fala patenteadas pela Cochlear™ aproveitam à potência, a seleção dinâmica dos 22 eletrodos e o uso inteligente da velocidade de estimulação para alcançar maior eficiência e melhor desempenho

A Cochlear™ continuará a colaborar junto às universidades e clínicas de investigação em todo o mundo, a fim de fornecer produtos interessantes que ofereçam benefícios adicionais aos usuários, somando pontos à liderança tecnológica da Cochlear™ .

A expectativa é de que, à medida que a tecnologia melhorar, a indústria dos implantes cocleares terá novas e importantes conquistas. Esperamos poder produzir avanços nas estratégias de codificação, apreciação musical e, inclusive, o desenvolvimento de um aparelho totalmente implantável.