Histórico

Home > Histórico

Breve Histórico

O empreendimento nasceu do desejo de dois visionários de representar empresas que oferecessem produtos e técnicas inovadoras, não disponíveis no Brasil, aliados a um excelente atendimento. Em 1973 um administrador de empresas e um engenheiro químico realizaram esse sonho e fundaram em São Paulo, a Politec.

No início, o foco do negócio estava voltado à importação de produtos para a área de pesquisa industrial e mineral, bem como de controle de qualidade para a indústria automobilística e eletrônica.

Com o desenvolvimento e o sucesso crescente do setor de pesquisa, a Politec procurou ampliar seus horizontes e diversificar suas atividades. Em 1978 surgiu a Divisão de Saúde, que desde então traz uma ampla gama de produtos médico-hospitalares de alta qualidade ao mercado nacional. Mesmo com o novo ramo, oferecer produtos e técnicas inovadoras seguiu como a principal meta da empresa.

Na década de 80, com a restrição de importação de produtos industriais e similares, a rentabilidade tornou-se um desafio. Uma vez que os produtos médico-hospitalares da lista de importados não tinham similares no Brasil, a empresa pôde dar um passo largo rumo à expansão. A área de saúde tornou-se, assim, o carro-chefe da Politec.

Não demorou para que a empresa ganhasse evidência pelo caráter pioneiro na área médica. Em 1986 a Politec quebrou paradigmas e investiu pesado em um novo conceito de treinamento, lançando a filosofia de priorizar o ensino da utilização dos produtos para garantir a eficiência.

Ao introduzir no mercado médico-hospitalar brasileiro produtos inovadores e de qualidade, bem como o treinamento profissional, a Politec ganhou destaque por atender à real necessidade e bem-estar de seus clientes.

1981

O cateter de subclavia para hemodiálise, criado para que pacientes com a necessidade de passar pelo procedimento freqüentemente não tivessem que ser puncionados enquanto aguardavam a maturação da fístula, muito chamou a atenção da Politec. Pensando em como evitar maior desconforto aos usuários, a empresa iniciou a distribuição do cateter no país.

1986

A prótese vascular pré-coagulada, por reduzir a utilização do sangue do paciente e o tempo de cirurgia, representou um importante avanço para a cirurgia vascular. A Politec iniciou as importações para o Brasil tão logo pôde constatar que, com esse produto, o método de pré-coagular a prótese tornava-se desnecessário e os benefícios para a evolução pós-operatória aumentavam significativamente.

1988

O equipamento de auto-transfusão intraoperatória tornou-se notório por reduzir drasticamente o uso de sangue homólogo nas cirurgias cardíacas, vasculares e ortopédicas. Tendo avaliado que dessa forma os riscos transfusionais eram igualmente reduzidos e que gerava significativo progresso na recuperação pós-cirúrgica dos pacientes, a Politec mais uma vez deu um passo adiante e introduziu o produto em território nacional.

1996

O tratamento avançado para feridas, uma divisão do fabricante inglês S&N que introduziu no mercado mundial nesta área uma nova filosofia. Por acreditar nos atributos e benefícios do tratamento, a Politec decidiu investir contínua e consideravelmente na educação e treinamento dos profissionais (médicos e enfermeiras). Os novos produtos lançados, rapidamente alcançaram destaque e se consolidaram em um mercado que até os dias de hoje ainda caminha rumo aos avanços tecnológicos do setor.

2000

Tratamento para epilepsia refrataria através do VNS, um dispositivo implantável para o controle não medicamentoso de epilepsia, foi mais uma aposta muito bem sucedida da Politec. Mais de 50.000 pacientes no mundo já se beneficiam do produto.

2001

O Implante Coclear, fabricado pela Cochlear Austrália, é um produto que a Politec passou a representar e distribuir. A parceria entre as empresas levou ao desenvolvimento desse mercado, auxiliando portadores de surdez profunda. Acreditando no desenvolvimento da área de reabilitação, a Politec passou a representar a Kinesio Taping um novo conceito em bandagens elásticas adesivas.

2006

Sempre preocupada com o bem estar dos pacientes a Politec em parceria com a empresa americana SAGE trouxe uma nova proposta para a Higiene do Paciente, seja para o banho, higiene oral e para pacientes com incontinência;

2010

A Politec Saúde criou uma nova área dentro da empresa dedicada única e exclusivamente a proporcionar soluções auditivas diversas, além dos bem sucedidos Implantes cocleares, Sistema Baha e Implante de tronco, passamos a ofereceremos também Aparelhos Auditivos da empresa americana Sonic Innovations, prótese de titânio para orelha média da empresa alemã Karl Storz, próteses auditivas totalmente implantável da empresa americana Otologics e tratamento do zumbido da empresa australiana Neuromonics;

Nessa história de pioneirismo, a proposta constante de inovação e o alto padrão de atendimento continuam sendo as maiores razões do crescimento da Politec. Durante os seus 35 anos de existência, importar produtos de alta tecnologia e oferecer excelência em serviços sempre foram os principais objetivos da empresa. Possibilitar e ampliar o acesso dos profissionais da saúde aos melhores e mais modernos produtos, para que possam promover uma melhor qualidade de vidas, é algo de que a Politec não abre mão.